Cuidado ao medicar seu pet: remédios para humanos podem ser letais

Pet shop no Merces em Curitiba

Ao perceberem um comportamento diferentes em seus mascotes, seja por estar mancando ou muito apático, tutores se tornam apreensivos e logo imaginam que o bichinho esteja com dor. A preocupação pode ter fundamento. É possível que animal tenha sofrido uma queda ou vomitado durante a sua ausência na casa ou mesmo ao longo da madrugada.

Essas situações fazem com que muitas pessoas abram suas caixinhas de remédios para ver o que pode ser dado para o mascote. Contudo, a forma de metabolizar o medicamento é diferente entre humanos e animais. Logo, a posologia indicada para crianças ou adultos não tem correspondência na veterinária. E o mais grave: algumas medicações de uso humano, na dose errada, podem ser extremamente tóxicas para os pets.

Muitas vezes o erro é cometido por piedade e não por irresponsabilidade dos tutores, observa o médico veterinário Álvaro Abreu.

– Medicamentos para dor a base de diclofenaco sódico (Voltaren), ibuprufeno (Alivium) ou ácido acetilsalicílico (Aspirina) podem ser letais aos pet, principalmente em doses erradas. O único medicamento para dor que poderia ser utilizado para animais seria dipirona. Ainda assim com muita cautela para gatos e sempre com a indicação do médico veterinário – explica o profissional.

É consenso entre os veterinários que mais importante do que reduzir a dor é identificar a sua origem. Uma vez sabendo do que se trata, recomenda-se tratamento adequado para os animais com medicamentos que incluem efeitos antitérmicos, analgésicos ou antipiréticos. Abreu também esclarece que pode ser o caso de receitar anti-inflamatório e até mesmo antibióticos.

– Deve-se ter em mente que este paciente está, na verdade, fazendo uma infecção, e, nesse caso, remédios para dor em nada resolvem a questão – destaca o veterinário.

Se o mascote se mostra muito quieto, enrolado em um canto e sem disposição para brincadeiras, é melhor levá-lo para atendimento veterinário.

Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros “Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos” e “Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É”, histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com